Textos: Uma Conversa Inicial de Gláucia de Melo Ferreira
Estatuto do Saber Pedagógico de Júlia Varela
Imagens do outro de Jorge Larrosa
Agamenon e seu porqueiro de Antônio Machado e Juan de Mairena
Ao ler os textos acima citados, concordo com os autores de como é importante ensinar aos alunos com métodos e técnicas diferentes, mudar a velha prática e ir além da Pedagogia Tradicional e da Pedagogia Renovada, ser inovador, sair do paradigma e pensar em uma educação moderna. Devemos educar para a vida em sociedade, para que nossos alunos sejam cidadãos críticos, que saibam pesquisar, criar, indagar, agir, cooperar, dialogar, expressar suas idéia e sentimentos, ser autônomos, que se organizem, e se avaliem em um ambiente onde a relação seja dialógica e solidária, com respeito mútuo, onde todos construam juntos o conhecimento, pois ninguém é dono da verdade e todos podem transformar a realidade.
Gostei muito de aprender sobre alguns instrumentos da pedagogia Freinet: a roda da conversa, o livro da vida, os ateliês, o plano de trabalho, os projetos, os álbuns, os livros, os jornais, a correspondência e o jornal de parede, são exemplos de atividade para serem colocados em prática na sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.