26/06/2009

Sobre as verdades

Verdades, para mim, são significados que damos para as nossas respostas. Pois nossas questões são nossas incertezas, elas podem ter várias respostas que, de tantas, também são incertas. Só se tornam verdades quando nos são significativas. Como para uma mesma questão há várias respostas e cada pessoa pode significar uma resposta diferente, portanto, há várias verdades.

Em minha opinião, as maiores verdades que devemos buscar são aquelas que dão significado a nossa vida. Que nos fazem compreender quem somos, que nos mostrem como devemos agir, que nos tragam razões para viver.

Entretanto, muitas vezes deixamos essas verdades de lado e vamos simplesmente levando a vida, empurrando-a, sem realmente vivê-la. O texto abaixo me fez refletir a respeito de quanto acabamos ligando o piloto automático e, não assumindo nós mesmos a direção de nossa vida (pois esquecemos de quem somos), acabamos deixando de apreciar os caminhos que a constitui.

Paradoxo do Nosso Tempo - George Carlin

Nós bebemos demais, gastamos sem critérios. Dirigimos rápido demais, ficamos acordados até muito mais tarde, acordamos muito cansados, lemos muito pouco, assistimos TV demais e raramente estamos com Deus . Multiplicamos nossos bens, mas reduzimos nossos valores. Nós falamos demais, amamos raramente, odiamos freqüentemente. Aprendemos a sobreviver, mas não a viver;adicionamos anos à nossa vida e não vida aos nossos anos. Fomos e voltamos à Lua, mas temos dificuldade em cruzar a rua e encontrar um novo vizinho. Conquistamos o espaço, mas não o nosso próprio. Fizemos muitas coisas maiores, mas pouquíssimas melhores. Limpamos o ar, mas poluímos a alma; dominamos o átomo, mas não nosso preconceito; escrevemos mais, mas aprendemos menos; planejamos mais, mas realizamos menos. Aprendemos a nos apressar e não, a esperar. Construímos mais computadores para armazenar mais informação, produzir mais cópias do que nunca, mas nos comunicamoscada vez menos. Estamos na era do 'fast-food' e da digestão lenta; do homem grande, de caráter pequeno; lucros acentuados e RELAÇÕES VAZIAS. Essa é a era de dois empregos, vários divórcios, casas chiques e lares despedaçados. Essa é a era das viagens rápidas, fraldas e moral descartáveis, das rapidinhas, dos cérebrosocos e das pílulas 'mágicas'. Um momento de muita coisa na vitrine e muito pouco na dispensa. Lembre-se de passar tempo com as pessoas que ama, pois elas não estarão aqui para sempre. Lembre-se dar um abraço carinhoso em seus pais, num amigo, pois não lhe custa um centavo sequer. Lembre-se de dizer 'eu te amo' à sua (ao seu) companheira (o) e às pessoas que ama, mas, em primeiro lugar, se ame... se ame muito. Um beijo e um abraço curam a dor, quando vêm de lá de dentro. Por isso, valorize sua família e as pessoas que estão ao seu lado, sempre!!!!!

Ame-se = conheça-se, respeite-se e viva!

Um comentário:

  1. Gostei do que você escreveu: "as maiores verdades que devemos buscar são aquelas que dão significado a nossa vida". Penso que às vezes esquecemos que temos uma VIDA e não só tarefas pra concluir!!!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.