25/06/2009

A concepção de trabalho

Olá pessoal,

Coloco pra vocês a citação completa sobre a qual conversamos na aula da semana passada. acho que dá o que pensar...


"Suponhamos que produzíssemos como seres humanos: cada um de nós se afirmaria duplamente em sua produção – a si mesmo e ao outro.
1. Em minha produção eu realizaria minha individualidade, minha particularidade; sentiria, ao trabalhar, o prazer de uma manifestação individual de minha vida, e, na contemplação do objeto, teria a alegria individual de reconhecer minha personalidade como força real, concretamente apreensível e escapando a qualquer dúvida.
2. No teu prazer ou no teu uso de meu produto, sentiria a alegria espiritual imediata de satisfazer, por meu trabalho, uma necessidade de um outro, o objeto de sua necessidade.
3. Teria consciência de servir de mediador entre ti, como um complemento a teu próprio ser e como uma parte necessária de ti mesmo, de ser reconhecido e sentido por ti como um complemento de teu próprio ser, aceito em teu espírito com em teu amor.
4. Teria, em minhas manifestações individuais, a alegria de criar a manifestação de tua vida, isto é, de realizar e de afirmar em minha atividade individual minha verdadeira natureza, minha sociabilidade humana.

Nossas produções seriam como espelhos nos quais nossos seres irradiariam um para o outro."


Karl Marx, Ouevres économiques, La Plêiade, t. II, p. 33
Citação retirada do artigo de Kiriaki Tsoukala (professor da Universidade Tessalônica) publicado no Dossiê Pedagógico 222, da Revista Lê nouvel Éducateur, de janeiro de 1991 (tradução de Ruth Joffily).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.