18/11/2009

LIVRO DA VIDA













Campinas, 14 de outubro de 2009.







Quarta-feira







Apresentação Grupo 1 - Adriana A., Ester, Fernanda, Isabel e Pâmela –







INSTRUMENTOS DE TRABALHO DA PEDAGOGIA FREINET




O grupo 1 iniciou a apresentação do trabalho sobre as técnicas da Pedagogia Freinet com uma dinâmica votada “no escuro” pela turma, para descontrair e “quebrar o gelo”.




Após a dinâmica, iniciamos a roda de conversa com as novidades da turma, foram abordados tais assuntos:




- Festa da Primavera no Curumim




- Cores dos alimentos (Dietas)




- Cor das pessoas (Preconceito)




- Aulas de Freinet na graduação




- Experiências com as “cabeças de batatas” ou “João Cabelão”




- Gripe H1N1




- Mobilização dos alunos de uma escola para fazer uma surpresa no dia dos professores




- Professores e alunos almoçarem juntos (sobra de alimentos, desperdício, compartilha de alimentos, etc.)




- SENAI – Educação Mecânica




Dentre todos os assuntos o que mais chamou a atenção da turma foi o dia dos professores, a valorização destes profissionais, a situação do ensino.




Algumas perguntas foram feitas a respeito disso:




- Por que o dia do professor é comemorado no dia 15 de outubro?




- Em outros países também é comemorado neste dia?




- Quem comemora e o que comemora?




- O que o professor tem a comemorar? Quem é o professor?




- O que lhe traz indignação?




Conforme, as dúvidas iam surgindo, hipóteses também eram levantadas pela turma.




Uma pessoa perguntou o significado da palavra professor, e comentou o significado da palavra aluno = sem luz.




A partir dessa discussão surgiu então um assunto do interesse de todos para realização de um projeto, que terá o nome definido mais tarde, conforme o andamento.




Para o desenvolvimento do projeto foram dadas algumas sugestões de ateliês:




1. ATELIÊ PARA ELABORAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO PARA PESQUISA




2. TEXTO LIVRE SOBRE O ASSUNTO




3. ARTE




4. CORRESPONDÊNCIA







Depois de decidido os ateliês cada um escreveu no plano de trabalho aquele que lhe despertou um maior interesse.




Os ateliês foram organizados e as pessoas iniciaram os trabalhos na sala:







Questionário/ Pesquisa – Maria Teresa, Adriano, Dulcelina, João, Adriana




Texto livre – Glaucia, Paula, Andressa




Artes – Thalita, Débora, Nádia e Marcela







O quarto ateliê correspondência ficou decidido que a Nádia e a Adriana irão mandar uma carta para o secretário da educação “Jorge Tadeu”




Ficou combinado então, que os trabalhos seriam realizados em casa também: “Lição de casa”. Responderemos ao questionário e postaremos no blog curiosidades pesquisadas.




Depois da produção dos alunos nos ateliês, fizemos uma roda final para compartilhar o que foi trabalhado de acordo com o pano de trabalho. O texto livre lido na roda nos levou a refletir ainda mais sobre o papel do professor e sua valorização. O grupo responsável por elaborar o questionário expôs as questões e sugeriram que a turma toda respondesse, além de fazer a pesquisa também com outros professores, as questões serão postadas no blog e as respostas poderão ser enviadas por email. Foi sugerido também que o grupo responsável pela apresentação fizesse a tabulação da respostas.




No ateliê de Arte foi construída uma maquete com alguns materiais disponibilizados (sucata, tintas, cartazes...) retratando o “Ateliês dos Educadores” que simbolizavam algumas das dificuldades encontradas na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.