Campinas, 14 de outubro de 2009.
Quarta-feira
Apresentação Grupo 1 - Adriana A., Ester, Fernanda, Isabel e Pâmela –
“INSTRUMENTOS DE TRABALHO DA PEDAGOGIA FREINET”
O grupo 1 iniciou a apresentação do trabalho sobre as técnicas da Pedagogia Freinet com uma dinâmica votada “no escuro” pela turma, para descontrair e “quebrar o gelo”.
Após a dinâmica, iniciamos a roda de conversa com as novidades da turma, foram abordados tais assuntos:
- Festa da Primavera no Curumim
- Cores dos alimentos (Dietas)
- Cor das pessoas (Preconceito)
- Aulas de Freinet na graduação
- Experiências com as “cabeças de batatas” ou “João Cabelão”
- Gripe H1N1
- Mobilização dos alunos de uma escola para fazer uma surpresa no dia dos professores
- Professores e alunos almoçarem juntos (sobra de alimentos, desperdício, compartilha de alimentos, etc.)
- SENAI – Educação Mecânica
Dentre todos os assuntos o que mais chamou a atenção da turma foi o dia dos professores, a valorização destes profissionais, a situação do ensino.
Algumas perguntas foram feitas a respeito disso:
- Por que o dia do professor é comemorado no dia 15 de outubro?
- Em outros países também é comemorado neste dia?
- Quem comemora e o que comemora?
- O que o professor tem a comemorar? Quem é o professor?
- O que lhe traz indignação?
Conforme, as dúvidas iam surgindo, hipóteses também eram levantadas pela turma.
Uma pessoa perguntou o significado da palavra professor, e comentou o significado da palavra aluno = sem luz.
A partir dessa discussão surgiu então um assunto do interesse de todos para realização de um projeto, que terá o nome definido mais tarde, conforme o andamento.
Para o desenvolvimento do projeto foram dadas algumas sugestões de ateliês:
1. ATELIÊ PARA ELABORAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO PARA PESQUISA
2. TEXTO LIVRE SOBRE O ASSUNTO
3. ARTE
4. CORRESPONDÊNCIA
Depois de decidido os ateliês cada um escreveu no plano de trabalho aquele que lhe despertou um maior interesse.
Os ateliês foram organizados e as pessoas iniciaram os trabalhos na sala:
Questionário/ Pesquisa – Maria Teresa, Adriano, Dulcelina, João, Adriana
Texto livre – Glaucia, Paula, Andressa
Artes – Thalita, Débora, Nádia e Marcela
O quarto ateliê correspondência ficou decidido que a Nádia e a Adriana irão mandar uma carta para o secretário da educação “Jorge Tadeu”
Ficou combinado então, que os trabalhos seriam realizados em casa também: “Lição de casa”. Responderemos ao questionário e postaremos no blog curiosidades pesquisadas.
Depois da produção dos alunos nos ateliês, fizemos uma roda final para compartilhar o que foi trabalhado de acordo com o pano de trabalho. O texto livre lido na roda nos levou a refletir ainda mais sobre o papel do professor e sua valorização. O grupo responsável por elaborar o questionário expôs as questões e sugeriram que a turma toda respondesse, além de fazer a pesquisa também com outros professores, as questões serão postadas no blog e as respostas poderão ser enviadas por email. Foi sugerido também que o grupo responsável pela apresentação fizesse a tabulação da respostas.
No ateliê de Arte foi construída uma maquete com alguns materiais disponibilizados (sucata, tintas, cartazes...) retratando o “Ateliês dos Educadores” que simbolizavam algumas das dificuldades encontradas na escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.