04/10/2010

Grupo: Ovelhas Desgarradas

Tópicos levantados a partir da leitura do dossiê pedagógico: Pedagogia Freinet uma abordagem inicial, da observação e análise de álbuns da escola curumim e da problemática levantada em sala por uma das participantes do curso com relação ao policial presente na escola.
Grupo: Ovelhas desgarradas.
_ Para se iniciar na pedagogia Freinet é preciso mais do que o emprego das ferramentas, antes de tudo é necessário levá-la para sua vida, acreditar naquilo que vai fazer e procurar, enquanto professora, ter uma postura equilibrada: nem autoritária e nem liberal.
_ A professora é a mediadora entre a criança e seu conhecimento, ela é parte do grupo e ajuda as crianças a se organizarem. Não é a professora quem decide sozinha tudo o que acontece na sala.
_A criança é dotada de direitos e deveres, realmente responsável pela organização do grupo, que se dá de maneira cooperativa. Deste modo e sentindo-se parte de um todo, a criança passa a se preocupar mais com o grupo, com a sala, com a escola o que confere a esta relação um caráter de respeito para com o meio e as pessoas que estão nele presentes. Os conflitos são levados em conta e discutidos em momentos oportunos buscando-se um equilíbrio entre os envolvidos.
_ O dossiê traz várias dicas de como se iniciar nesta pedagogia: leituras de obras base; mudança de atitude e mudança do meio educativo. Entretanto ele pede para que “não soltemos as mãos antes de ter os pés bem firmes”.
_ O primeiro álbum que observamos é sobre os avós. Mostra-nos um trabalho no qual além da professora e dos aluno as famílias também se incluem. O segundo álbum é sobre os bichos da escola e contém desenhos realizados pelas próprias crianças (não é só a pintura de um desenho pronto) o que permite observar “a expressão livre e autêntica do indivíduo com seus tateios e sua evolução”. (p.20) A criatividade também pode ser observada através das técnicas presentes nos álbuns – tinha um álbum interessantíssimo sobre os animais em suas jaulas.
_ Com relação ao policial que foi conversar na escola com as crianças e acabou se excedendo ao tentar ser ouvido por elas podemos dizer que este é um problema muito mais profundo do que um único dia em que isso aconteceu. É preciso pensar nas relações que estão sendo estabelecidas entre professoras e alunos; entre os profissionais da escola; entre a escola e as famílias; Qual atitude os profissionais estão tendo perante os alunos? De respeito ou autoritarismo?; Já se tentou chegar a um acordo de direitos e deveres das crianças?; os profissionais se sentem incomodados com esta situação e buscam melhorias naquilo que eles podem fazer, ou se acomodam e dizem que a culpa pelo mau comportamento das crianças é do ambiente familiar em que vivem e que este problema lhes fogem de seus controles? Infelizmente estamos diante de um sério problema e a única certeza que podemos dar é que é preciso mudar.

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