30/09/2010

Texto Livre - autor: Flávio

O “pé de morangos”
29/setembro/2010

Paulinho ficou muito feliz quando sua mãe lhe disse que ele poderia, sim, participar do passeio que sua classe faria, como decorrência do projeto que sua professora vinha desenvolvendo com o 1º Ano do Ensino Fundamental.
O projeto tinha por objetivo, contribuir para que as crianças conhecessem diferentes frutas e se sentissem inclinadas a experimentar e descobrir os sabores que ainda desconheciam. Assim, visitariam o mercado central, observariam, escolheriam, comprariam e saboreariam diferentes frutas na sobremesa do almoço daquele dia.
No dia anterior à aula de descobertas, a professora puxou assunto e, depois de algumas explica-ções e admoestações referentes ao delicioso sabor das frutas, perguntou: “ — Qual a sua fruta preferida?”
Uma por uma, as crianças foram respondendo à indagação.
A fruta campeã de preferência foi a banana, seguida de longe pela maçã, laranja e pêra, sendo que uma ou outra menção ao morango também foi registrada.
A professora aproveitou para mostrar às crianças algumas fotografias que tinha pesquisado previamente na internet. Apresentou a imagem de uma bananeira, destacando os grandes cachos que pendiam da árvore alta e esguia. Em seguida mostrou uma laranjeira, destacando parte da fotografia que apresentava uma galhada quase envergada, com tantas frutas penduradas.
Várias das crianças, nascidas e criadas na cidade, moradoras de apartamentos em bairros cercados de prédios, nunca haviam visto um “pé de fruta” pessoalmente. Foi a maior risadaria quando a professora se referiu às árvores e arbustos em que nasciam as frutas, chamando-as de “pé”. “Pé de laranja”, “pé de banana”, “pé de tomate”...
“ — Pé de tomate? Tomate é fruta? Mas tomate não é pra fazer salada?”
A professora precisou explicar que, apesar de ser usado para o preparo de saladas, o tomate também era uma fruta, para espanto geral.
A aula foi muito interessante e as crianças ficaram ainda mais ansiosas para a aula passeio que fariam na manhã seguinte.
No outro dia, após chegarem todos à escola, a professora proferiu uma série de recomendações para que o passeio transcorresse na maior tranquilidade: pediu para que todos seguissem sentados e com o cinto de segurança afivelado no ônibus, para que andassem sempre juntos e para que não conversassem com pessoas estranhas.
Eliana perguntou; “ — Mas como vamos saber os nomes das frutas diferentes se não podemos falar com o moço da barraca do mercado?”
Fila para sair da classe. Ônibus parado na porta da escola. Começa o embarque. A professora toda atarantada checa em sua lista o nome de cada criança que entra no ônibus. Vinte e duas crianças, sendo que três faltaram devido a uma virose de inverno. Para ajudar a olhar as crianças, foram junto no passeio a coordenadora pedagógica e a Dona Madalena — um doce de inspetora de alunos do turno matutino.
Foi uma maravilha. As crianças se divertiram muito. Várias delas jamais haviam ido ao mercado central e ficaram encantadas com as barracas coloridas pelas verduras, legumes e frutas tão diversas. Muito comportadas, as crianças andaram juntas o tempo todo e, apesar do grande “agito” em cada corredor do mercado por onde passavam, aproveitaram muito para ver, tocar e até fotografar as frutas que não conheciam.
Para a sobremesa do dia, compraram banana — é claro —, maçã, mexerica, mamão, carambola e morango.
João Pedro comentou: “ — Parece até que vamos fazer uma salada de frutas!”
A idéia foi aprovada por unanimidade! Todos de volta ao ônibus, frutas na bagagem, e do mer-cado à escola o passeio transcorreu bem rapidinho.
Já na cozinha pedagógica da escola, as crianças lavaram as frutas e, com faquinhas de plástico — iguais àquelas que acompanham os rocamboles que se compra no supermercado —, picaram as frutas para o preparo da sobremesa.
Após o almoço, todo mundo comeu salada de fruta com muita satisfação. Alguns nunca haviam provado carambola e acharam sua aparência — em forma de estrela — muito bonita e seu sabor bem gostoso.
Paulinho chegou em casa bem alegre. A mãe foi logo perguntando sobre o passeio e o menino foi narrando parte por parte da atividade com os olhinhos brilhando, demonstrando ter gostado e aprendido muito com a aula passeio.
“ — Muito bem, meu lindinho, agora direto pro banho que você está imundo!”
Paulinho se dirigiu ao banheiro, mas de repente se lembrou: “ — Ah, mãe! A professora deixou eu trazer um pé de morango para casa!”
“ — Um pé de morango? Mas tinha “pé de morango” no mercado? E onde foi que você o colo-cou que não estou vendo?”
“ — Tá dentro da minha mala.”
A mãe já imaginou a sujeira que deveria estar dentro da mala do Paulinho...
“ — Mas dentro da mala, meu filho? Então deve estar tudo cheio de terra!”
“ — Não, mamãe. Eu lavei direitinho o pé de morango antes de colocar na mala!”
A mãe não entendeu nada... O menino deu meia volta sobre os próprios calcanhares. Foi até a cozinha, pegou a mala e, diante dos olhos curiosos da mãe, abriu-a rapidamente. Meteu a mão lá dentro e retirou uma caixinha de plástico, dessas em que vêm embalados os morangos. Entregou-a à mãe concluiu:
“ — Olha só, mãe! Agora temos um “pé de morango” aqui em casa. Não vamos mais precisar comprar morangos!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.