30/09/2010

grupo: Roda das 7 mulheres

Campinas, 27 de setembro de 2010.

Por Roda das Sete Mulheres

Conhecimentos apreendidos a partir das aulas presenciais, textos lidos e material analisado da Escola Curumim – álbuns e jornais:



Pudemos entender em qual contexto Freinet construiu sua Pedagogia – a partir de sua vivência durante a 1ª Guerra, pensando em uma educação verdadeiramente construída pelo e para o povo;

Fundamentos da Pedagogia Freinet – uma pedagogia popular baseada no respeito à criança, na expressão livre, na cooperação, na motivação do esforço, enfim, na criança como cidadã, com direitos e deveres;

Características – o texto livre (a criança elabora o texto a partir de seu interesse, mediação e pesquisa); o jornal escolar e a imprensa; a correspondência; o trabalho (não alienante, mas participativo);

Como se dá – a Pedagogia Freinet não é um método: é preciso “ser Freinet”; partir dos complexos de interesses, ou seja, das necessidades das crianças e não da transmissão de conhecimentos do professor para a criança; trabalho em ateliês na sala de aula; as crianças se apropriam do trabalho realizado em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.