30/09/2010

Grupo: Indagadores

Pontos levantados pelo grupo INDAGADORES durante discussão acerca do texto “Uma conversa inicial” da professora Glaucia Ferreira:
• Nem todos têm carisma, “dom” para educar, por isso é necessário pensar nas habilidades e capacidades do professor, ou seja, como viabilizar ao professor a apropriação de instrumentos pedagógicos que envolva o aluno e possibilite a construção do conhecimento;
• A construção da idéia de criança e infância é histórica e social;
• A dificuldade de mudar as concepções e imagens do tipo de educação pela qual fomos “formados” e como isso influencia na prática pedagógica do professor;
• A relação educação-sociedade; as relações de poder contidas no ambiente escolar; a intencionalidade do espaço escolar;
• É necessário estranhar a escola desconstruí-la para se pensar outra pedagogia ou outras formas de construção do conhecimento;
• O caráter político da escola e do papel do professor; a reflexão acerca do mundo em que vivemos por parte do professor; é necessário pensar a educação em contextos de crise, desigualdades, etc.
• Objetivos necessários para traçar caminhos;
• Ideal de inclusão;
• Educação da solidariedade; formação dos valores; cidadania;
• O que há de fundamentalmente humano no processo educativo?
• Parceria pais e escolas;
• Educar é educar-se;
• É necessário pensar para onde queremos ir e como iremos;
• Ser livre não é tirar da mão do professor a mediação;
• Educação livre dos estereótipos, das fórmulas prontas, dos constrangimentos;
• Liberdade para a criança expressar suas idéias;
• Cooperação entre os alunos;
• Aprender a ouvir;
• Autonomia;
• Trabalho como busca de conhecimento, fonte de poder, saber e fazer;
• Comprometimento; possibilidades de escolha e responsabilidade

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