13/08/2009

Criança: esse ser enigmático

Criança é um ser enigmático.
Eu acho incrível, podemos estudar a infância sobre todos os pontos de vista: psico, historico, social, biológico... e elas sempre vão nos surpreender e ser eternos desconhecidos. Porém, o que me é mais incrível é como elas conseguem ser tão desconhecidas para nós, quando todos nós, sem excessão, já fomos crianças.
Sempre me perguntei porque as memórias dos meus primeiros anos de vida eu não consigo recordar... Por que isso acontece se quando eu era um bebê eu reconhecia, por exemplo, pessoas mesmo depois de um tempo sem as ver. Memória eu tinha! Então, por que as esqueci? Minhas primeiras lembranças que são bem, mas bem vagas me remetem aos meus 3 anos de vida. E antes, por que nem lembranças vagas eu tenho? Já me perguntava isso quando tinha uns 10 anos e ai podiam responder que era porque havia passado muito tempo e por isso o esquecimento... Mas se hoje, depois de mais tempo do que uma década, eu ainda lembro de muita coisa dos meus 10 anos, lembranças não são uma mera questão de tempo... Resta a hipótese que a memória vai se aprimorando com o tempo, porém ainda me instigo ao pensar nas lembranças que não tenho.
Eu me questiono, o que será de tão especial e sigiloso que as crianças, em especial as pequenas, sabem que nós não podemos saber. Eu me pergunto se cometemos algum erro ao crescer e somos "punidos" com o esquecimento de tais conhecimentos especiais. Como se comêssemos a maçã e fôssemos expulsos do paraíso. Pode ser apenas uma questão de memória que ainda está aprendendo a guardar as coisas por mais tempo, contudo, ainda acredito que há saberes especiais que só elas sabem!
Fico curiosa, por exemplo, imaginando como os bebes pensam. Para mim é tão natural pensar por palavras que não imagino como as crianças antes de falar elaboram seus pensamentos. O que eu acho mais incrível ainda é que sem ter palavras para elaborar pensamentos, elas conseguem aprender a nossa linguagem. Elas são mais inteligentes do que nós que só sabemos pensar por palavras...
Tantas vezes subjulgamos esses pequenos, mas no fundo eles são muito mais espertos que nós. Trabalhando com crianças de 2 e 3 anos de idade (o fim daquela fase que eu de nada lembro), muito me surpreendo. Há alunos que na escola são mudos, nada falam. Passam o dia sem pronunciar uma frase ou, quando as pronunciam é com seus colegas, não conversando com os educadores. Entretanto, quando chegam em casa não param de falar... Qual será a razão do silêncio com a gente? Uma defesa, uma estratégia que só sendo muito esperto para fazer uso. Outra criança, uma dessas que nada falava (mas esta não falava nem na escola e nem em casa), de um dia para o outro, começou a falar e com uma dicção ótima. Como, eu acho que não entenderia. Para mim, a explicação está na magia que a infância esconde e nos fez esquecer.
As crianças são muito mais espertas do que a gente. Elas aprendem com maior facilidade e aprendem brincando. Nós dificultamos a aprendizagem, fazemos dela sofrimento conseguindo só após trabalho árduo. Por isso crianças são mais felizes.
Porém, devemos ser invejosos e vingativos e, porque nos fizeram crescer, também queremos fazer com que as crianças cresçam e cada vez mais rápido. Bombardiamos as crianças com uma mídia e um comércio que parece ignorar o brincar e as especificidades das crianças, logo, parecem pular a infância. São calçados de salto, é uma sexualização precoce, uma estatização do corpo em frente ao computador ou ao video game... Confissões de crianças de 8 anos que passavam o intervalo pensando em beijar o coleguinha na boca com toda malícia do gesto e que tinham como ídolos Kely Key (e seu cachorrinho) e Latino (com a festa no seu ape), são confissões reais que me assustam. Eu me sinto convivendo com pequenos adultos que foram banidos mais cedo da magia e dos segredos da infância.
Enfim, crianças me são seres enigmáticos com muito a nos ensinar, mas por mais que as estudemos, parece que nunca conseguimos descobrir seus segredos e sua magia. Enquanto não as compreendo, sigo com elas me encantando!

2 comentários:

  1. Débora!
    Muito bacana essas tuas reflexões! Engraçado que ontem no GEM (Grupo de Estudo dos Monitores)lá da escola em que trabalho, o grupo estávamos tentando resgatar nossa memória mais antiga da infância.. De fato pode ser percebido assim, como um segredo do ser criança, esta misteriosa memória que nos é transformada de tal forma que nem a reconhecemos mais quando crescidos...
    Bem, bom dia a todinhos e todinhas, e até esta noite!!

    ResponderExcluir
  2. O que você nos trouxe sobre as crianças , o seu pensar sobre a infância é também o que penso delas. Mas melhor do que pensá-las é tentar imitá-las e viver bem perto delas.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.