27/08/2009

A garantia de se fazer ouvir

Na última aula apresentei a minha novidade da semana sobre procurar deixar os meus alunos se manifestarem um pouco mais durante as aulas de Física que ministro. Estes são alunos agitados do ensino médio que me dão um trabalhão para manter uma certa ordem para quer os conceitos da Física possam ser trabalhados. Porém, andei percebendo que proibí-los de interferir durante a aula, deixando que façam isto somente num determinado momento que eu julgava conveniente poderia bloqueá-los de contribuir, promovendo a falta de interesse. Passei a procurar ouví-los um pouco mais na hora em que eles me solicitam, mesmo que interrompa a aula. Afinal o momento que solicitam ser ouvidos é o momento que julgam importante serem ouvidos, embora em alguns casos a fala não contribua para a aula. Certamente eles tem muito o que falar e contribuir para a aula. Muitas vezes quando não deixo os alunos falarem no momento em que solicitam e posteriormente solicito que falem, eles desistem de falar. Esta desistência me frustava em demasia. Me sentia uma homicida da pior espécie... Agora estou relevando mais e deixando que eles falem. Esta foi a minha novidade da semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.